Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves da Silva (Rio de Janeiro 16 de outubro de 1929) é uma consagrada atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. É considerada tanto pelo público como pela crítica como a melhor atriz do Brasil de todos os tempos. Iniciou sua carreira no ano de 1950, com o espetáculo "Alegres Canções nas Montanhas", ao lado daquele que seria seu marido por toda a vida, Fernando Torres.
Sua estréia em cinema se dá na produção de 1964 para a Tragédia Carioca de Nelson Rodrigues, A Falecida, sob direção de Leon Hirszman. Foi agraciada cinco vezes com o Prêmio Molière, recebeu três vezes o Prêmio Governador do Estado de São Paulo e inúmeros outros prêmios em teatro e cinema, ganhou ainda o Urso de Prata de melhor atriz e concorreu ao Oscar de melhor atriz em 1999 pelo filme Central do Brasil de Walter Salles. Recebeu também vários prêmios da crítica americana, no mesmo ano (Golden Globe Award, Los Angeles Film Critics Award, National Board of Review Award). Em televisão participou de centenas de teleteatros na extinta TV Tupi de São Paulo, telenovelas na extinta TV Excelsior e dezenas de produções na Rede Globo.
Tem dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres, um dos sócios da Conspiração Filmes, produtora de publicidade e cinema.
Ser ator no Brasil é viver uma aventura que nunca termina. Eu não trocaria minha experiência por nenhuma outra de ator em outra cultura.
fonte: Wikipédia
Comentários:
Deixe seu comentário